Milão::Balanço da moda masculina verão 2010
É semana de moda que não acaba mais, não é mesmo? Começaram os desfiles de moda masculina em Paris e acabei de “ver” os de Milão. Para o Sylvain Justum do Hypercool nem valia a pena ter visto. Eu discordo, e ele mesmo ao publicar um post do Alcino Leite no blog Última Moda, acabou me dando o mote da análise da moda que foi apresentada na cidade italiana:

Em Milão, este desejo apareceu na maioria das marcas, especialmente em Versace:







“Existe ainda no meio da moda brasileira _inclusive entre a crítica_ uma grande ojeriza com a imagem do homem maduro (e falo daquele de 30 anos ou mais), que é associada à caretice e à velhice. Tem gente na plateia dos desfiles que parece ter ânsias de vômito diante da exibição de um terno bem talhado, se este não for na cor laranja e com bordados de toy-art. Com medo de parecerem antiquadas, as marcas que criam para homens traçam um raciocínio simplista, que consiste em associar a moda masculina à roupa para garotos.
O fato de os homens serem menos ousados que as mulheres nas escolhas de seus looks não implica que não haja nada a acrescentar ao design masculino de roupas. Fosse assim, não haveria uma semana de moda masculina em Milão, seguida de outra em Paris. Mirassem apenas os adolescentes, as grandes grifes internacionais voltadas para homens (ou também para homens) quebrariam em dois tempos”.
Quando comecei a olhar os desfiles, realmente a primeira vista tudo é muito sóbrio, sem grandes arroubos criativos, sem aquelas grandiosas imagens de moda que sobram no feminino.
Já escrevi um sem numero de vezes que a moda do homem evolui nos detalhes. É neles que percebemos as mudanças e os desejos de cada época. E sim, temos pequenas mudanças, mesmo em tempos de crise, que vale a pena serem notadas.
Desta vez, preferi dizer que há desejos na temporada, poque algumas coisas não se confirmaram, não foram adotadas integralmente, não chegaram as ruas, ou seja, não se configuraram como moda.
Outras, como a moda casual já seguem firmes e fortes no guarda roupa adulto, mas ainda causam confusão na hora de muito marmanjo escolher, principalmente na hora de trabalhar.
Foi bom notar, que nossas parcas passarelas masculinas continuam antenadas, apesar da distância de investimento, qualidade de tecidos e retorno que nossas marcas tem.
Então, vamos lá!
DESEJO DE CONFORT CLOTHES
Na mesma linha da “confort food” que prega uma comida mais simples e que fez bem pra alma, a moda também entra de sola neste padrão. O bom e velho básico em estilo easy, que nao complica em nada a vida. A silhueta é mais solta e folgada com aspecto bem confortável como as calças de gancho baixo e largas. Por aqui vimos isso aos borbotões na maioria de marcas que desfilaram masculino, mas que tem na Osklen seu ícone máximo:

Em Milão, este desejo apareceu na maioria das marcas, especialmente em Versace:

DESEJOS DE ESPORTE
É uma variante do desejo de conforto, já que tem certas qualidades da roupa esportiva, que cada vez mais fazem cruzamentos desejáveis na hora de injetar algum sangue novo nos poucos elementos que o homem dispõe para vestir.
O surf que já tinha dado seu ar da graça no desfile da Redley, na sua abertura com os long johns coloridos, usados sob bermudas…

…também apareceram na Calvin Klein:

Mas não foi só o surf, tiveram os casacos de snowboard, bermudas de ciclistas (também na CK), muito nylon e agasalhos de jogging, até em versão brilho como apareceram na Osklen…

…e na japonesa Undercover

A Undercover ainda fez uma outra leitura mais diluída das calças de jogging deram as caras mais urbanas com a barra das calças fechadas, usadas com blazer:

Modelo semelhante também visto na Bottega Veneta:

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